DE ONDE VEM O OURO DE GUCCI?

0

Por Yume Ikeda, de Tóquio

A poderosa grife italiana Gucci acaba de lançar campanha para promover sua mais nova linha de joias, a Link To Love, um elo de amor que une todos os gêneros embalado, em comercial pelo hit musical “Where Is The Love?”, de Roberta Flack & Donny Hathaway. Até aqui, tudo bem, grifes de luxo sempre encontraram na vaidade expressa pelas joias um filão de lucros e resultados. Mas como perguntar não ofende: de onde vem o ouro que Gucci exibe em sua mais nova campanha?. Se for do Brasil é primordial que os consumidores saibam que ele exibe além do brilho, o sangue dos indígenas e a devastação das florestas, principalmente na Amazônia. 

O filme “A última floresta”, que acaba de vencer o prémio do público do Festival de Cinema de Berlim, documentário que tem a direção de Luiz Bolognesi e uma comovente e sincera narração de Davi Kopenawa, escritor, xamã e ativista ianomâmi, que denuncia o descaso com indígenas ao longo dos séculos, agravado com a pandemia de covid-19. Em pauta, no brilhante e, agora, premiado filme a luta dos indígenas contra garimpeiros que atuam ilegalmente no território invadido por cerca de 10 mil deles em 2020, que derrubaram árvores, envenenaram os rios e espalharam Covid-19 e outras doenças para os indígenas.

Então, em vez de amor, se o ouro usado for procedente do Brasil, as joais de Gucci podem estar apenas reluzindo o sangue dos indígenas brasileiros e a devastação da floresta amazônica como bem mostra o trailer do filme premiado pela Berlinale. E este é, evidentemente, um fator de risco para a imagem e a reputação de Gucci. De onde vem o ouro que está exibindo nesta nova coleção?.

 

Share.

About Author

publicitta

Leave A Reply