JORDAN SANCHEZ: RECRIE. REIMAGINE. RESTAURE!

0

A estudante Jordan Sanchez, de 19 anos, é a caneta e a voz por trás do poema evocativo deste ano para o Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho. Convidada pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), a jovem produziu uma peça falada com o título “Recriar. Reimagine. Recriar!”, em que faz um poderoso chamado à ação.  “Quero que as pessoas entendam que a situação em que nos encontramos é grave, mas sempre há algo que podemos fazer, temos que permanecer positivos e temos que agir”, disse Sanchez, que estuda física na Universidade de Harvard. A ação também se conecta à Década da Restauração de Ecossistemas, uma iniciativa da ONU para prevenir, deter e reverter a degradação dos ecossistemas em todo o mundo.

Poesia política – Sanchez, que nasceu e cresceu no Bronx, cidade de Nova Iorque, vem de descendência porto-riquenha, congolesa e togolesa. Ela ganhou destaque pela primeira vez quando foi finalista do Programa Climate Speaks, de 2019. Seu poema nesse evento, intitulado “Negação Climática”, fala dos perigos da mudança climática: “Nossas águas azuis que fingimos amar, sufocadas com o plástico que descartamos”, mas também implora a todos que se envolvam: “Como vêem, os grandes problemas são feitos de pequenos, e as soluções são a mesma coisa”. Eles começam nesta sala”.

Na visão de Sanchez, a condição de mulher negra e hispânica representa uma ligação com a justiça ambiental. Ela fala sobre como as pessoas de cor são desproporcionalmente afetadas pelo impacto das mudanças climáticas, muitas vezes porque vivem em áreas mais pobres. “Somos muitas vezes os primeiros atingidos pelo desastre e os últimos salvos”, disse ela.  

Década da restauração – A Assembleia Geral das Nações Unidas declarou os anos de 2021 a 2030 a Década das Nações Unidas da Restauração de Ecossistemas. Liderada pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), a Década da ONU foi projetada para prevenir, deter e reverter a degradação dos ecossistemas em todo o mundo. 

Este apelo global à ação será lançado em 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente. A Década da ONU reunirá o apoio político, a pesquisa científica e o investimento financeiro para ampliar em grande escala a restauração com o objetivo de revitalizar milhões de hectares de ecossistemas terrestres e aquáticos.

Share.

About Author

publicitta

Leave A Reply