TADZIO SEGUNDO BJÖRN ANDRESEN

0

Exibido pela primeira vez no dia 29 de janeiro de 2021 no Festival de Cinema de Sundance, em Park City, Utah, USA, o filme “The Most Beautiful Boy In The World” (O menino mais bonito do mundo) lançou esta semana trailer com o qual inicia sua carreira internacional. A obra, de 94 minutos, causou grande impacto ao responder a uma pergunta que muitos se fazem: por onde anda aquele ator que interpretou Tadzio, o belo garoto do filme Morte em Veneza, obra de 1971 de Luchino Visconti baseada no livro homônimo de Thomas Mann?. É essa pergunta, mergulhando na vida real do ator sueco Björn Andresen, que os diretores Kristina Lindström e Kristian Petry respondem neste filme.

O ano é 1970. O mundialmente famoso diretor italiano Luchino Visconti está visitando Estocolmo para fazer seu novo filme Death in Venice, baseado no romance de Thomas Mann de 1912 com o mesmo nome. Ele está procurando um menino para fazer o papel de Tadzio, um jovem nobre polonês. A essa altura, Visconti já viajou pelo mundo inteiro e filmou centenas de garotos e, finalmente, após uma série de testes de tela, o sueco Björn Andresen, de quinze anos, ganhou o papel.

Quando o filme estreou em Londres 1971, na presença da Rainha Elisabeth e da princesa Anne, Visconti declara o jovem Björn Andresen “o menino mais lindo do mundo”. Poucos meses depois, enquanto o filme estava competindo em Cannes, Björn é descoberto por um agente musical japonês e voou direto do tapete vermelho do balneário francês da Côte D’Azur para Tóquio para se tornar o primeiro ícone ocidental do Japão com uma carreira como estrela pop, participando de programas de TV e comerciais . Mas a indicação como “o menino mais lindo do mundo” tornou-se um epíteto que o perseguiu pelo resto de sua vida. Ele se tornou um ícone em todo o mundo, e assim como sua figura de papel Tadzio, o objeto para homens que desejam meninos.

Hoje, quase 50 anos depois, Björn luta contra o vício e se questiona por que nunca amou a si mesmo. Ele também está descobrindo a verdade por trás do desaparecimento de sua mãe e encontrando as pistas de quem é seu pai.

O menino mais bonito do mundo é um filme profundamente pessoal e cinematográfico sobre uma pessoa que reconcilia seu passado e assume o controle de sua vida. Mas também é um olhar único nos bastidores de um dos maiores clássicos do cinema do mundo, Morte em Veneza, as estruturas de poder e sua causa, que recentemente se tornou conhecido como #metoo, o movimento que visa combater o assédio sexual em obras cinematográficas e audiovisuais.  

Share.

About Author

publicitta

Leave A Reply