Quando seu filho não consegue encontrar as palavras, ajude-o a encontrar o som de uma música cuja letra seja a expressão do que ele quer falar. É com esse propósito que a campanha nacional nos Estados Unidos intitulada Sound It Out acaba de lançar novo álbum e recursos para ajudar os pais e responsáveis a ter conversas significativas sobre o bem-estar emocional de adolescentes, alunos de ensino médio. As músicas estarão disponíveis em todas as principais plataformas de streaming e podem ser ouvidas no site da campanha em SoundItOutTogether.org, que também oferece recursos gratuitos avaliados por especialistas para orientar as conversas.
A campanha – uma colaboração entre o Ad Council e a Pivotal Ventures, uma empresa de investimento e incubação criada por Melinda Gates – chega em um momento em que muitos jovens lutam contra o isolamento e o estresse causados pela pandemia, além das pressões normais de crescimento. O Sound It Out enfatiza o alcance de pais e cuidadores em comunidades negras e hispânicas / latinas, que muitas vezes enfrentam o trauma adicional do racismo sistêmico e maiores desafios para acessar o apoio de que precisam. Músicas, vídeos e recursos estarão disponíveis em inglês e espanhol.
Inspirada pela percepção de que a música pode ajudar a desbloquear conversas entre alunos do ensino médio e seus pais ou responsáveis, a campanha apresenta novas músicas exclusivas e entrevistas com os artistas KAMAUU, Tobe Nwigwe, Lauren Jauregui e Empress Of. Os artistas participaram de conversas íntimas com alunos do ensino fundamental e seus cuidadores, facilitadas por especialistas em saúde mental, e traduziram as emoções e experiências das crianças em canções.
“As mentes mais impressionáveis de qualquer grupo de pessoas são as mentes das crianças. Na América, a comunidade mais atacada e visada sistematicamente é a comunidade ‘Negra’ ”, disse KAMAUU, que escreveu e gravou uma música inspirada em sua conversa com Howie, um jovem de 14 anos de Nova York. “Fui atraído para participar e fazer parte deste projeto em nome da autopreservação. Ao fazer o que posso para ajudar os jovens e os pais (pais e mães), posso ajudar a criar uma comunidade melhor para mim e para meus futuros filhos ”.
“As conversas com os jovens sobre sua saúde emocional e bem-estar podem ser difíceis, mas são extremamente importantes, especialmente durante uma pandemia que deixou muitos se sentindo isolados e sozinhos”, disse a Dra. Renee Wittemyer, Diretora de Estratégia de Programas e Investimentos da Pivotal Ventures. “A campanha Sound It Out usa o poder único da música para ajudar os jovens e os adultos que cuidam deles a encontrar uma linguagem comum para expressar essas emoções. Esforços inovadores como este são essenciais para ajudar mais jovens a obter o apoio de que precisam ”.
Atualmente, há uma crise de saúde mental entre os jovens de nosso país. O período de transição da adolescência marca um momento crítico para os pais e cuidadores envolverem seus filhos em conversas sobre seu bem-estar emocional.
-
De acordo com o Instituto Nacional de Saúde Mental, mais da metade das doenças mentais começa antes dos 14 anos
-
Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos EUA relatam que a taxa de suicídio quase triplicou entre jovens de 10 a 14 anos entre 2007 e 2017
-
Uma análise do CDC mostra que a proporção de visitas ao pronto-socorro por problemas de saúde mental, como pânico e ansiedade, aumentou 31% entre adolescentes de 12 a 17 anos durante a pandemia, indicando os efeitos negativos do isolamento social e bloqueios