A COZINHA ÀS CEGAS DE MAGGI

0

A Maggi e a unidade de Receitas Nestlé se uniram à Fundação Dorina Nowill para Cegos para criar o guia Cozinha às Cegas, projeto idealizado pela Publicis Brasil que visa promover a autonomia e o bem-estar de pessoas cegas ou com baixa visão por meio da culinária. Cozinha às Cegas é um guia sensorial de 130 páginas que tem a proposta de estimular os cinco sentidos: tato, com ilustrações em relevo dos pratos e impressão em braile; olfato, já que será possível sentir os aromas das especiarias mencionadas nas receitas; visão, já que a publicação traz um design que possibilita que pessoas com baixa visão possam ler o conteúdo; e audição, tanto com botões que emitem sons dos instrumentos a serem utilizados no preparo quanto com a versão em audiobook – o paladar fica por conta da própria entrega do livro, as receitas contidas nele. A publicação também conta com site oficial www.cozinhaascegas.com.br.

No ano de comemoração dos 100 anos da Nestlé no Brasil, a publicação foi concebida alinhada à filosofia da Maggi de que cozinhar é algo que todos podem e devem participar. A iniciativa também reflete o compromisso de 75 anos da Fundação Dorina: uma sociedade mais inclusiva para pessoas com diferentes níveis de deficiência visual. “Cozinhar é um ato de prazer e também de autonomia. Por isso, é tão importante criarmos projetos que promovam essa prática de forma inclusiva, segura, agradável e com a participação direta de pessoas com deficiência visual”, comenta Francisco H. Della Manna, presidente do Conselho de Curadores da organização.

O Cozinha às Cegas dá suporte às oficinas individuais desenvolvidas por terapeutas ocupacionais da Fundação Dorina a partir da avaliação das habilidades das pessoas assistidas pela instituição. A publicação contribui para ampliar o repertório e as perspectivas de cada uma delas. “Existe o interesse por conteúdos de gastronomia como os programas de televisão, sites e publicações dedicadas a esse tema. Mas esses materiais são muito visuais, não permitindo o acesso de uma parcela da população com deficiência visual, hoje composta por 6,5 milhões de pessoas no Brasil. O Cozinha às Cegas ajuda a diminuir barreiras ao permitir o acesso de pessoas com deficiência visual no dia a dia”, afirma Kely Magalhães, gerente dos Serviços de Apoio à Inclusão da Fundação Dorina Nowill para Cegos.

Share.

About Author

publicitta

Leave A Reply