A INSUSTENTÁVEL LEVEZA DE SER YOHJI YAMAMOTO

0

Por Yume Ikeda, de Tóquio

Yohji Yamamoto, aos 77 anos, continua a surpreender o mundo da moda com sua vitalidade e jovialidade. Sua costura expressa o tempo em que vivemos e mergulha invariavelmente na forma como os mais jovens encaram a vida, seus temores e seus sonhos. Ele conserva esse olhar de menino travesso para o mundo ao redor e também mergulha nos pesadelos a que todos estamos expostos, como a pandemia Covid-19 que nos arrastou para um território de sombras. 

A coleção outono/inverno 2021/22, que estará à venda exclusivamente pela internet (clique aqui para entrar na loja) é inspirada no espírito dark punk mesclado com as formas e os volumes românticos do século 19, incluindo os espartilhos que delineiam as silhuetas, realçam os seios e dão vida à correntes de metal e fiapos de tecidos, tiras, fitas, que tanto conversam com o estilo dark punk.  Despenteiam a normalidade porque os tempos não são normais e a leveza é insustentável.

Por isso, nunca se espere de Yamamoto o lugar comum, nem na música que embala a coleção, ele mescla tudo, e é dessa reciclagem de informações e da transmutação dos tecidos que faz moda, aponta direções, mergulha nesse momento tenebroso e ensaia dias mais românticos, de amor, ainda que em tempos escuros. Yamamoto prova que, aos 77 anos, ousar é viver, e viver é um luxo.

Share.

About Author

publicitta

Leave A Reply