EDGAR ALLAN POE É A CHAVE DO MISTÉRIO DE SAINT LAURENT

0

Por Yume Ikeda, de Tóquio

A casa de alta costura Yves Saint Laurent recorreu ao cineasta americano Jim Jarmush para apresentar a sua coleção verão 2021. No filme intimista, intitulado “French Water” (água francesa), o estilista Anthony Vaccarelo tem a oportunidade de apresentar inúmeras peças, num intenso entra e sai, num frenético abrir e fechar de portas, protagonizado por Charlotte Gainsbourg, Indya Moore,a bela e talentosa Julianne Moore e Chloë Sevigny. 

Na trama, elas são amigas que marcaram um jantar ao entardecer envolto  num ambiente asséptico e psicodélico, mas que demoram a se encontrar. Todas procuram por Charlotte que aparece e desaparece. Nesse movimento, que favorece o troca-troca de trajes, só Leo Reilly, o LoveLeo do TikTok, fica imóvel como o garçom que serve água, embora bastante ágil com o olhar. Não é para menos. Modelos e atrizes tiram o fôlego com trajes que carregam aquilo que Saint Laurent tem de mais precioso: a sua incrível alfaiataria e o uso de flores de pano, aquelas do tempo das nossas avós, repaginadas para realçar a opção por tecidos frios, sólidos, onde apenas os acessórios quebram a leitura.

No comunicado à imprensa, Saint Laurent explica: “o jantar acabou. Um garçom solitário observa os convidados em busca de Charlotte. Os ecos de seus sussurros se multiplicam.” “Anthony Vaccarello escolheu Jim Jarmusch para orquestrar um balé onírico e surreal, seguindo suas próprias regras. A misteriosa e esquiva Charlotte continua desaparecendo e reaparecendo. Emaranhados até criar uma forma de vertigem, o espaço e o tempo giram lindamente. Para a eternidade. ” A chave para o mistério está numa pilha de livros, sendo que de um deles, de Edgar Allan Poe, o mestre do suspense, sai a famosa e decifradora frase: “Quem sonha de dia tem consciência de muitas coisas que escapam a quem sonha apenas à noite.”

Share.

About Author

publicitta

Leave A Reply