GOOGLE EARTH TIMELAPSE MOSTRA COMO DESTRUÍMOS A TERRA

0

Google anunciou hoje que está no ar o recurso Timelapse do Google Earth com o qual é possível comparar imagens registradas de satélites entre 1984 e 2020. O que permite vermos o quanto devastamos e destruímos a Terra em apenas 36 anos. As imagens são espetaculares, resultado do processamento, com apoio das agências aeroespaciais americana (NASA) europeia (ESA) e universidades de ponta dos Estados  Unidos de mais de 2 milhões de horas. O tempo gasto para tecer 20 petabytes de imagens de satélite em um único mosaico em vídeo de 4,4 terapixels, o equivalente a 530 mil vídeos com resolução 4k. Para quem não entendeu, muitos filmes e em resolução que permite agora a leitura de detalhes. Veja o que fizemos de Brasília, no Planalto Central em 36 anos.

Com esse enorme esforço, agora é possível analisar o comportamento das florestas, a ocupação urbana, a invasão de rios e mananciais pela atividade humana com absoluta precisão em regiões como Antártica, América Latina, América do Norte, EMEA (Europa, Oriente Médio e África) e APAC (Ásia-Pacífico). 

É possível, a partir de hoje, navegar pelo g.co/Timelapse, acessando o Google Earth ou assistindo aos vídeos em 2D e 3D, no formato MP4, pelo g.co/TimelapseVideos tanto nos celulares que fazem uso de Android como em computadores. 

Em 36 anos, é impressionante como destruímos a Amazônia e como nos últimos dois anos tem sido devastador o papel desempenhado pelo ministro que luta contra o Meio Ambiente, Ricardo Salles.

As cartas agora estão na mesa.

Share.

About Author

publicitta

Leave A Reply