O CORONEL SANDERS ESTÁ DE VOLTA AO KFC

0

KFC, a rede de lanchonetes Kentucky Fried Chicken (literalmente frango frito do Kentucky) está trazendo de volta para o seu tradicional ponto de venda o famoso coronel Sanders, criador da fórmula crocante que deu fama ao produto. O filme assinado pela agência Havas/France mostra o simpático personagem preparando a sua receita e entregando o resultado por uma janelinha numa lanchonete anexa a um posto de gasolina de beira de estrada. Cena que se repetiu inúmeras vezes nos anos 1930 e 1940 nos Estados Unidos. Uma história trazida do túnel do tempo para os dias de hoje que narra de forma curta e precisa a trajetória da rede KFC, que é repleta de curiosidades.

Harland David Sanders (1890-1980) nasceu na pequena cidade Henryville, em Louisville, em 9 de setembro e, aos 6 anos, com a morte do pai, ficou responsável por cuidar e alimentar os dois irmãos menores, um menino e uma menina. Teve que colocar a mão nas panelas e nunca mais parou, mas seguiu até os 40 anos por diversos caminhos, de condutor de bonde a bombeiro ferroviário, sempre na beira das estradas até se tornar dono de uma área de serviços para caminhoneiros no Kentucky, mas estes estavam escassos decidiu oferecer aos viajantes o seu frango frito. O empreendimento fez sucesso e atraiu até o então governador Ruby Laffoon ao local em 1935. Laffoon gostou tanto que, em troca, deu a Harland o título de coronel. Nascia assim, com a típica gravata usada naquele estado e um chapéu, além de um terno de linho branco impecavelmente zincado, o coronel Sanders.

Coronel Sanders/Divulgação

Só que quis o progresso que uma nova rodovia passasse ao largo, um pouco longe do seu ponto. Ele não se abalou. Vendeu o local e colocou o pé na estrada, pois também queria conhecer os Estados Unidos, e parou em diversos restaurantes de beira de estrada oferecendo a sua fórmula de frango frito em troca de um níquel por cada porção vendida. Criou uma franquia em torno de si mesmo e fez enorme sucesso, atraindo investidores para o negócio até que o vendeu em 1964 por US$ 2 milhões (em torno de 14 milhões de reais ao câmbio atual) para um grupo deles e acertou ganhar um salário anual de US$ 200 mil (em torno de 1,4 milhão de reais) para estar sempre presente nas lanchonetes KFC. A rede foi trocando de mãos até ser comprada pela PepsiCo. em 1997, dando origem à Yum! Brands, unidade da fabricante de refrigerantes especializada em refeições rápidas e hoje uma empresa independente que é dona, além de KFC, das Pizzas Hut. 

Antes de vender o negócio, o coronel Sanders havia lançado em 1957, o famoso Bucket, o balde que ganhou neste mês de abril de 2021 campanha publicitária no Brasil (clique aqui para ver). KFC que se expandiu na grande depressão dos anos 1930, tendo como norte o coronel Sanders, resgata, nestes tempos sombrios de pandemia Covid-19, esse que parece ser o seu amuleto da sorte. Faz todo o sentido. É uma aposta de que dias melhores virão.

Share.

About Author

publicitta

Leave A Reply