FALE COM ELA

0

ELA, a esclerose lateral amiotrófica, é uma doença do sistema nervoso que paralisa os músculos dos pacientes deixando-os completamente imóveis e silenciosos. Eles só podem mover os olhos. Esta é a doença degenerativa mais comum e também a mais cara de todas.  Uma doença cruel que afeta a todos igualmente, mas não é igual para todos. Se muitas vezes você viu o físico Stephen Hawking (1942-2018) ligado a inúmeros aparelhos que permitiram a sua comunicação, esta nem de longe é uma realidade para a maioria dos portadores de ELA. Para um salário médio espanhol anual de 23 mil euros (o que equivale a 155 mil reais), o custo médio para tratamento de um paciente de ELA gira em torno de 270 mil reais anuais. Para 90% dos pacientes, a tecnologia para se comunicar com o mundo é um luxo.

Por isso, um aplicativo criado pela Samsung, em teste na Espanha, está sendo celebrado como a maior inovação até o momento para os pacientes de ELA no mundo. Tallk, como é chamado, é um aplicativo gratuito que rastreia os pacientes com ELA para transformar seus movimentos em palavras.

Um algoritmo que, por meio de inteligência artificial, converte qualquer câmera de um Tablet Samsung em um meio de interagir com o mundo, novamente. liberando não apenas a fala, mas graças a Bixby, assistente de voz da Samsung, e tecnologia SmartThings, cada palavra pode ser transformada em muito mais, e tudo através de um Tablet de menos de 200 euros (R$ 1.350,00) em comparação com os 6 mil euros (R$ 40 mil) da tecnologia mais popular do mercado.

Fale com ELA e fale com ele que tem ELA.

Share.

About Author

publicitta

Leave A Reply