PLAYLIST DJduK.: BLUES ROCK BOOGIE

0

Por Eduardo Silva Bernardt

Viajando em meio à paisagem do cerrado, convido você a apreciar três álbuns do gênero blues rock. O primeiro álbum do Rolling Stones lançado no Reino Unido batizado com o mesmo nome da banda e que difere do primeiro lançamento nos Estados Unidos por uma música e pelo título, “England’s Newest Hit Makers”, ambos lançados em 1964; ainda, o segundo álbum do Blues Breakers lançado em 1966 e intitulado “Blues Breakers with Eric Clapton” por contar com entrada do já famoso guitarrista Eric Clapton no grupo; e, por fim, o álbum “For Your Love” lançado no meio do ano de 1965 pela banda Yardbirds que, de fato, trata-se de uma compilação reunindo os compactos lançados durante o ano de 1964 e mais duas músicas ainda não lançadas. Todas elas com o Eric Clapton na guitarra e que havia deixado a banda por estar descontente com o caminho pop apontado pela música “Good Morning Little Schoolgirl” e foi integrar o Blues Breakers, ainda, a compilação conta com mais três músicas gravadas com o, então, novo guitarrista Jeff Beck.

Mas, antes dos três LPs, gostaria de apresentar o LP Guitar Boogie de 1971 que reúne 10 músicas que foram lanças em várias ocasiões e, a primeira delas, integrando a coleção Blues Anytime da Immediate Records de 1968. Nestas faixas temos os três guitarristas que tocaram no Yardbirds, Eric Clapton, Jeff Beck e Jimmy Page, sendo este último presente em todas as faixas e os outros dois nunca se encontrando em uma mesma música. Mas, encontrei apenas cinda destas gravações em uma coletânea do Eric Clapton disponíveis na plataforma de streaming. Jimmy Page conta em uma entrevista que estas gravações foram realizadas em 1965 e que se posicionou contra a publicação delas por se tratarem de músicas de divertindo no estúdio após sessões de trabalho sem qualquer pretensão de serem lançadas, mas ele era apenas um funcionário da gravadora e não tinha nenhum controle sobre estas gravações.

O gênero Blues Rock surge no Reino Unido e nos Estados Unido, no início dos anos 1960, enquanto uma fusão do blues com rock em bandas com instrumentação eletrificada, guitarra proeminente, andamento mais acelerado em relação ao blues e expressão agressiva. Os desdobramentos do blues rock produziram o hard rock e o heavy metal, que também sofreram muitas transformações, e exerceu influências em outras praias musicais como o rock progressivo. Com tanta história, a presente playlist é um pequeno recorte de gravações do início do gênero entre artistas da Inglaterra, lugar para onde migraram muitos artistas norte-americanos de blues por conta dos ciclos da indústria cultural conforme nos conta o grande guitarrista bluseiro Maurício Winckler da banda Black Jack 21 em depoimento no filme documentário “Rocky de Ubercity”:

Eu tinha uma teoria em como o rock nacional [dos anos 80]saiu do mainstream e como ele foi substituído, a priori, pela lambada, depois tivemos uma onda de axé music, depois o sertanejo, aliás, teve o pagode no meio; e eu vinha desenvolvendo várias “teorias da conspiração” sobre isso, mas tive a oportunidade de fazer a faculdade de marketing e, aí, tudo ficou claro. Vivemos em uma sociedade de consumo onde os produtos são propositalmente descartáveis, esse processo vem acontecendo há algum tempo, todo mundo conhece e chama “obsolescência programada”. A empresa, para estar viva, tem sempre que estar lançando alguma novidade e aquilo que é “antigo” tem que ser destruído, tem que ser ignorado, e o ‘novo’ tem que ser exaltado como uma coisa “legal”. Então, esse ciclo que a música brasileira faz é feito também pela música norte americana, o blues é desbancado pelo rock, Muddy Waters chegou a ser tão grande quanto Elvis Presley em determinado momento em que, na [parada de sucessos da revista]Billboard, o álbum mais vendido, no topo, foi um álbum do Muddy Waters e aí, quando surge o Elvis e o Chuck Berry quase que simultaneamente, os dois desbancam o Muddy Waters ao ponto do Muddy Waters fugir para a Inglaterra e, por isso, forma-se uma escola de blues na Europa com Eric Clapton… porque Muddy Waters [e outros bluesman]migrou para a Europa por falta de dinheiro.

Share.

About Author

publicitta

Leave A Reply