DAYENU, A CANÇÃO DA PÁSCOA JUDAICA

0

Você conhece a música que embala a Páscoa judaica?. A canção que tem mais de mil anos e é evocada sempre nos ritos da passagem (Pessach) que marca a libertação do povo hebreu do Egito, onde atuavam como escravos?. O nome é Dayenu (em hebraico דַּיֵּנוּ) e é, cantada como uma espécie de mantra com o qual o povo hebreu agradece a Deus por receber e ter o suficiente. É que “day” em hebraico quer dizer suficiente e “enu” é nosso, nossa, no caso da junção das duas palavras chegamos a algo como ” nós é suficiente”, “temos o suficiente” . Portanto, Dayenu é um agradecimento por termos, neste caso, pão e liberdade. Uma canção em forma de prece que é feita onde um hebreu estiver, não importa o local, pois a passagem (Pessach) é uma das celebrações mais importantes do judaísmo, um  marco no início de um novo ciclo, por isso mesmo sua associação com os ovos. Só tome cuidado com o vinho de Pessach, ele não é propriamente um vinho, mas um licor, doce como mel e só se toma um golinho, mais que isso é chamar por uma dor de cabeça insuportável e aquela ressaca de dar dó.

 De acordo com historiadores e pesquisadores, o texto completo mais antigo desta canção surgiu na primeira Hagadá medieval, que faz parte do Seder Rav Amram do século IX. Explica-se: enquanto a Torá, o equivalente à Bíblia judaica contém os cinco livros de Moisés, o chamado Pentateuco ( Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio),  a Hagadá traz instruções detalhadas de rituais, hinos e como devem ser celebrados os ritos judaicos, como a Páscoa.

E se você pensa que, por integrar os chamados textos sagrados do judaísmo, a canção precisa ser cerimonial e sempre com o mesmo acorde, engana-se. The Maccabeats, por exemplo, é um grupo judeu ortodoxo-americano, que tem se especializado em paródias de clássicos com textos judeus, e faz tremendo sucesso entre os hebreus. Com 14 integrantes são eles que trazem aqui a canção Dayenu em diferentes estilos, quebrando a monotonia de quando a letra se torna um mantra e é exaustivamente repetida nas celebrações de Páscoa.

Divirta-se e celebre este novo tempo:

Share.

About Author

publicitta

Leave A Reply