300 MIL VIDAS, 300 MIL HISTÓRIAS, 300 MIL AMORES

0

Hoje, 2 de abril de 2021, Sexta-Feira da Paixão, o Brasil atinge a marca de 328.366 vidas perdidas, gente como a gente, vítimas da pandemia Covid-19 agravada  por um governo federal sem respeito à vida e sem compromisso nenhum com o Brasil, os brasileiros e as brasileiras. No dia 24, quando o país atingia 300 mil vidas sepultadas de março 2020 a março 2021, a Orquestra de Câmara (OCAM)  da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP) uniu seus talentos à músicos, compositores e um coral para dar importante recado: “se números não tocam, espero que nomes possam tocar”. E que toquem fundo no coração de cada brasileiro.

Eis o texto com o qual apresentam esse canto orquestrado, ao mesmo tempo um lamento e uma homenagem aos que partiram e um convite para que sejam para sempre lembrados, não como números, mas como homens, mulheres, crianças que foram e que, com suas vidas, tocaram outras vidas:

“Hoje, no dia que o Brasil ultrapassa a marca de mais de 300 mil pessoas que faleceram em decorrência do Coronavírus, atualizamos nossa homenagem às inumeráveis vítimas da pandemia. “Espero que nomes consigam tocar!”, estreada há 6 meses, foi criada a partir da canção “Inumeráveis” (Bráulio Bessa & Chico César). Diante da indiferença de muitos, vemos que é necessário batalhar ainda mais para sensibilizar a sociedade no sentido de celebrar a identidade e a vida dessas vítimas, iluminando suas histórias e nos rebelando quanto à maneira massificada e indigente de se contar corpos perdidos nesta dolorida batalha.

O vídeo traz como convidados Chico César, Bráulio Bessa, Neymar Dias, Coro de Câmara Comunicantus e Coral da ECA/USP. A direção musical é de Gil Jardim e a direção de arte é de Anderson Penha. Mesmo trabalhando on-line, a OCAM exalta a vocação civilizatória da música e coloca sua energia em produções que estimulem a sociedade brasileira a ouvir a si mesma, identificando e acolhendo o clamor de sua gente, de sua natureza, de sua terra”.

Share.

About Author

publicitta

Leave A Reply