HOJE É DIA DO DIAGRAMADOR E DO REVISOR. SALVE NÁSSARA!

0

Hoje é o Dia do Diagramador e do Revisor. Dois importantes profissionais que tornam o mundo da leitura mais prazeroso e correto, tanto na gramática e ortografia, quanto o visual, que é justamente o cartão de visitas para um livro, um jornal, uma revista e que também se aplica ao digital, em todas as suas plataformas.

Em 2013, a TV Brasil aproveitou a data para homenagear Antônio Gabriel Nássara (1910-1996), jornalista, compositor e ilustrador. Reportado no programa Musicograma, Nássara teve uma trajetória brilhante no jornalismo gráfico e atuou como diagramador e foi responsável pela modernização gráfica, na década de 1960, de A Noite, A Hora, A Nação, Careta, O Cruzeiro, Última Hora e O Pasquim. Dois anos após a criação de O Globo, Nássara ingressou no jornal, onde atuou como ilustrador. 

A ilustração desta reportagem mostra a atualidade de seus desenhos ao trazer à cena o ridículo oficial nazista Hermann Goering para quem a cultura deveria ser eliminada. Por sorte, foi o Tribunal de Nuremberg que o condenou à morte, mas ele optou pelo caminho mais fácil do suicídio, ficando como referência de um período sombrio da história, ainda que encontre eco entre medíocres e ridículos como ele ainda hoje. E aqui você fica com a bela produção da TV Brasil de 2013:

 

 

 

Share.

About Author

publicitta

Leave A Reply