PANSPERMIA É A ESTREIA DE HOJE

0

E se uma pessoa tivesse uma hora para tomar conhecimento de tudo o que estamos vivendo? E se por todos os aparelhos, gadgets e novas mídias possíveis, o ano da pandemia jorrasse num fluxo incontido de informação? E se essa pessoa não tivesse escape? Ela consumiria o noticiário ou seria consumida por ele?

Estreia neste sábado em curtíssima temporada online o monólogo “Panspermia”. A peça é um experimento teatral radical, que investiga o impacto da informação sobre corpos e mentes no período histórico que ficará conhecido apenas como o ano de 2020. O espetáculo é um coquetel explosivo de perplexidade e humor, força e desalento, saudade da vida e celebração por ela ainda existir.

A interpretação é de Vitor Louzada (“Airton Senna”, “Yank”, ator-revelação do prêmio Musical.Rio 2018 pela montagem de João Fonseca para “Sonho de uma noite de verão”). A encenação é da diretora teatral e coreógrafa premiada Sueli Guerra (“A Cor Púrpura”, “Bibi – uma vida em musical”, “Elizeth, a Divina”). A dramaturgia é de Cilene Guedes (“Jumbo”, “Narcisa”).

O conceito radical de “Panspermia” – em que o texto é composto exclusivamente por conteúdo jornalístico real e fragmentado – surgiu no ano passado. Foi um dos ganhadores do Prêmio Erika Ferreira, da Prefeitura de Niterói, destinado ao desenvolvimento de ideias artísticas inovadoras e com potencial de impacto e transformação. Sua montagem foi posteriormente viabilizada com recursos do edital de Retomada Cultural do Estado do Rio de Janeiro.

– Panspermia é uma retrospectiva de como nós vivemos as notícias – e não das notícias em si. A peça estende a mão ao público e diz: sim, você não está atravessando esse pesadelo sozinho. Por mais distantes que estejamos, estamos unidos na dor, na perplexidade e na esperança – diz a autora, Cilene Guedes, que é jornalista e trabalhou por 15 anos em algumas das principais redações do Rio de Janeiro.

A diretora Sueli Guerra lembra a dualidade de sentimentos que atravessa o fazer teatral nesses tempos de ensaios via vídeo e temporadas online.

– Dirigir Panspermia foi uma das coisas mais inusitadas nesse ano de 2020, 2021, que a gente não sabe bem onde começa e termina. Foi dor e delícia. A delícia foi a experiência de entrar em contato com um ator tão potente, com esse texto e essa ideia tão inusitada e ao mesmo tempo necessária e impactante. E teve a dor de ter que lidar com a nossa existência nesse ano de pandemia diariamente. Mas tem também a delícia de saber que a gente pode transformar tudo em arte, sem perder a força, o olhar, a consciência. E chegar a mais pessoas e reflexões – avalia Sueli.

A peça foi montada e gravada no Teatro Solar de Botafogo. Mas os ensaios deram-se na solidão do quarto do ator, conectado à equipe via Zoom.

– Dar voz a tantas pessoas e histórias reais tão recentes, num formato de monólogos foi ao mesmo tempo um desafio temendo, uma responsabilidade gigantesca e um verdadeiro ato de insanidade – conta Vitor Louzada, que passa por histórias e temas tão díspares como o último carnaval pré-pandêmico, as manifestações políticas de todos os espectros, a mortes do menino Miguel no Recife e a derrota de Trymp nas urnas. Tudo isso em meio às disparadas de casos de coronavírus em todo o mundo.

A peça Panspermia é carro-chefe parte de um projeto cultural que investiga a arte na era da informação. O conteúdo de outras ações do projeto está disponível em @panspermia.solo (Instagram e no TikTok).

EQUIPE

Vitor Louzada Atuação; Sueli Guerra Direção; Cilene Guedes Idealização e Dramaturgia;Cacau Gondomar Direção de Produção; Paulo Cesar Medeiros Iluminação; Patricia Muniz Figurino;Gisele Batalha Cenografia; André Poyart Composição de trilha sonora original; Gabi Castro Fotos; Guto Netto e Gabriel Cooperman – Semear Filmes

SERVIÇO

Panspermia

27, 28, 29 e 30 de março – sábado a terça – às 20h30

As sessões serão exibidas no Sympla.

bit.ly/panspermia-solo-teatral

ou

https://www.sympla.com.br/produtor/panspermia

Espetáculo pré-gravado – 65 min.

Ingresso – R$ 10

Share.

About Author

publicitta

Leave A Reply