HOJE É O DIA MUNDIAL DA TUBERCULOSE

1

Por Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT)

Em 24 de março, a Organização Mundial da Saúde (OMS) propõe o Dia Mundial da Tuberculose (TB), doença que ainda é considerada uma emergência global pelas instituições de saúde. O tema da campanha de 24/03/2021 é “o tempo está passando”, pedindo mais comprometimento dos líderes governamentais e iniciativa privada com ações de prevenção, diagnóstico, tratamento e incentivo à pesquisa para erradicar a TB até 2030. Em vídeo, a SBPT explica os principais cuidados que se deve ter e os sintomas relacionados à tuberculose. Veja:

A data é uma lembrança ao dia da descoberta da bactéria Mycobacterium tuberculosis, descrita por Robert Koch pela primeira vez em 1822. Quase duzentos anos depois, a infecção ainda atinge cerca de 10,4 milhões de pessoas por ano (2019) e quase 490 mil têm tuberculose multirresistente aos medicamentos.

A doença tem profundas raízes sociais – 80% dos casos estão concentrados em 22 países. A falta de recursos destinados à prevenção e diagnóstico leva à detecção tardia e subnotificação dos casos, enquanto as baixas condições sanitárias favorecem o contágio.

No Brasil, a doença é muito prevalente, sobretudo nos estados do Amazonas e Rio de Janeiro. Em 2019, foram detectados 77.000 casos novos e registradas 4.500 mortes por tuberculose, segundo a Secretaria de Vigilância Sanitária (SVS-MS).

Os sintomas da TB são tosse por mais de duas semanas, cansaço, emagrecimento, febre, perda de apetite e suor excessivo à noite.

A tuberculose tem cura e o tratamento é oferecido de forma gratuita pelo SUS. Apesar da melhora dos sintomas logo nas primeiras semanas, é primordial seguir corretamente as orientações do médico durante a terapia completa, que dura no mínimo seis meses.

Tuberculose e COVID-19

Durante a pandemia da COVID-19, o cenário se agravou. Estima-se que houve redução de 25% de testes diagnósticos para TB. Como os exames de escarro e broncofibroscopia (BFC) foram suspensos por causa do risco de infecção, a estimativa de aumento da mortalidade por TB é de 13%, de acordo com a OMS.

 

Share.

About Author

publicitta

1 comentário

  1. Pingback: TUBERCULOSE MATOU JOSÉ DE ALENCAR AOS 48 ANOS. HOJE TEM CURA.

Leave A Reply