CERÂMICA MAJÓLICA INSPIRA DOLCE&GABBANA

0

Por Yume Ikeda, de Tóquio

A grife Dolce & Gabbana sempre surpreende quando se volta para as raízes italianas dos seus criadores, tanto as sicilianas de Domenico Dolce, nascido em Polizzi Generosa em 13 de setembro de 1958, quanto as do Vêneto, de Stefano Gabbana, nascido em Veneza em 14 de novembro de 1962. Para a coleção verão 2021 (no Hemisfério Norte começa em 21 de junho, quando no Hemisfério Sul começa o inverno) eles resgatam em forma de patchwork a arte cerâmica majólica ou maiólica. O nome deriva-se de Mallorca, a ilha espanhola de Maiorca, onde a influência árabe acabou por desenvolver novas técnicas. Essas peças cerâmicas deram origem à pisos, azulejos, louças, vasos e uma infinidade de objetos e influenciaram, posteriormente, o surgimento dos chamados ladrilhos hidráulicos, mais baratos e confeccionados com materiais menos nobres como o cimento e as tinturas em pó.

São os desenhos de uma arte que ganhou relevo na Sicília que se desprendem de galerias, igrejas e palácios diretamente para as peças de vestuário de Dolce & Gabbana, tanto na coleção feminina quanto masculina e até infantil. Trazem um colorido para o verão, se traduzem em alegria, a desejada alegria de viver, o saber viver (o savoir vivre que os franceses tanto prezam) especialmente neste momento sombrio em que o mundo enfrenta a pandemia Covid-19, doença que tem no Brasil um dos seus epicentros e o maior número de mortes por país dos últimos e tristes dez dias.

Melhor, como sugere a grife Dolce & Gabbana, sonharmos com dias solares que virão, com a alegria revivida da arte maiólica, com o patchwork de cores, de um azul tão cristalino quanto o que banha o Mediterrâneo que deu origem a esta cerâmica intrinsecamente ligada às casas mais nobres da Itália e que está também presente nas mais simples na forma de vasos e pequenos objetos. Viver é a melhor resposta que podemos dar como ato de resistência à pandemia e àqueles que dão diariamente a sua contribuição nefasta para que a pandemia venha a ceifar ainda mais vidas.

Share.

About Author

publicitta

Leave A Reply