A VIDA É UM ENCONTRO DE HISTÓRIAS E CUIDADOS

0

Por Nara Sbreebow*

“Rosemarie’s Life” é um curta de animação em 3D sobre um sobrevivente idoso da Segunda Guerra Mundial. A história é contada pela ótica de Rosemary e a dor de ter sido separada de sua família quando criança. Os caminhos tortuosos que tiveram de percorrer para ficarem juntos anos depois. As memórias de Rosemarie relatadas ao seu cuidador se tornaram uma fonte de inspiração para a realização do curta. Afeto e escuta traduzidos numa obra audiovisual singela mas profundamente necessária. Quantas outras histórias estão contidas em lares de idosos, casas de repouso ou até mesmo em nossos lares ali pertinho da gente …

O filme foi criado pela agência suíça CRK em parceria com o Roof Studio para Curaviva Suíça como parte de uma campanha para fortalecer carreiras em cuidados de longo prazo e recrutar mais jovens profissionais de saúde.

 Ao ouvir as histórias das dolorosas experiências de infância de Rosemarie, de estar separada de entes queridos durante a guerra, para a alegria de se reunir com eles, sua história de vida se torna uma fonte de inspiração para seu cuidador, Livio, servindo como um lembrete de que uma carreira no longo cuidados de saúde de longo prazo são uma oportunidade de ajudar outras pessoas e fazer parte de sua história.

Curaviva representa mais de 2.700 instituições em todo o país das três áreas de “crianças e jovens”, “pessoas com deficiência” e “idosos”. As instituições membros fornecem uma casa para cerca de 120.000 pessoas e empregam mais de 130.000 pessoas. Hoje, com o envelhecimento da população há uma forte demanda por cuidadores. O objetivo do filme é justamente destacar a importância dessas trocas intergeracionais.

*Nara Sbreebow é cineasta, radicada em Uberlândia e diretora, entre outras obras, de Tons de Cora, que narra a vida da pianista Cora Pavan Capparelli, uma das vítimas da pandemia Covid-19, na cidade que se tornou um dos epicentros da doença.

Share.

About Author

publicitta

Leave A Reply