HOJE É O DIA INTERNACIONAL DAS FLORESTAS

0

Abrindo a cerimônia de alto nível para marcar o Dia Internacional das Florestas, celebrado hoje, dia 21 de março, o diretor-geral da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), QU Dongyu, descreveu na última sexta-feira, 19, em Roma, na Itália,  a restauração florestal como um caminho para a recuperação global e bem-estar.  “Florestas saudáveis ​​significam pessoas saudáveis. As florestas nos fornecem ar fresco, alimentos nutritivos, água limpa e espaço para recreação e também para a continuação da civilização”, ressaltou. O filme criado pela FAO com legendas em diversos idiomas, incluindo o português, realça essa importância e a necessidade urgente de a humanidade manter vivas as florestas. Um recado claro da importância das florestas para a vida humana, especialmente à  países como o Brasil que, nos últimos dois anos, tem minimizado os efeitos nocivos das atividades agropecuárias e de mineração para meio ambiente e a preservação de biomas naturais.

Mais de 1 bilhão de pessoas dependem de alimentos florestais e 2,4 bilhões de pessoas usam lenha ou carvão para cozinhar suas refeições diárias, observou o diretor-geral da FAO, lembrando ainda que “as florestas também são farmácias verdes. Nos países em desenvolvimento, até 80 por cento de todos os medicamentos são baseados em plantas.”

No entanto, apesar de sua importância, a área de florestas continua encolhendo. A avaliação mais recente dos recursos florestais globais da FAO afirma que, a cada ano, o mundo perde mais de 10 milhões de hectares de floresta – uma área cerca de duas vezes o tamanho da Costa Rica. “Podemos mudar isso. Temos o conhecimento e as ferramentas”, disse o diretor-geral da FAO.

“Restaurar florestas – e geri-las de forma mais sustentável – é uma opção econômica para fornecer vários benefícios para as pessoas e para o planeta. Investimentos em restauração florestal” continuou Qu, “contribuirá para a recuperação econômica da pandemia COVID-19, criando verde empregos, gerando meios de subsistência, cidades verdes e aumentando a segurança alimentar. “

O diretor-geral da FAO disse que “A restauração florestal nos oferece uma solução para reconstruir melhor e alcançar o futuro que desejamos. Vamos todos nos tornar parte da ‘Geração Restauração’ e restaurar o planeta para uma melhor produção, melhor nutrição, melhor ambiente e uma vida melhor. E, finalmente, podemos ter um mundo melhor, uma civilização melhor para continuar. “

Share.

About Author

publicitta

Leave A Reply