CHANEL Nº5 COMPLETA 100 ANOS

0

Por Yume Ikeda, de Tóquio

Lançado em 1921, um dos perfumes mais famosos do mundo, o Chanel nº 5, completa este ano 100 anos. A casa de alta costura criada por Mme Gabrielle Bonheur Chanel, a Coco Chanel, não deixará a data passar em branco, ao contrário a celebra na vitrine da Place Vendôme, em Paris, exibindo um diamante de 55 quilates, lapidado no formato octogonal do frasco do perfume e contornado por mais de 100 diamantes redondos mais 42 que moldam o colar que o ostenta.

O perfume que é um ícone ganhou repercussão mundial quando Marilyn Monroe numa entrevista ao então redator-chefe da revista Marie Claire Georges Belmont, em 1960, disse que para dormir usava  “apenas duas gotinhas de Chanel nº 5”. A foto de Ed Feingersh, em que Marilyn  aparece com o frasco rodou o mundo e ganhou espaço na narrativa de sucesso do perfume que se espalhou pelo ar. Detalhe: é o pau rosa da Amazônia, ameaçado de extinção pelo desmatamento da região, acelerado nos últimos dois anos,  um dos seus principais componentes.

A história do perfume começa, exatamente em 1921, quando Coco Chanel encomenda ao perfumista Ernest Beaux, que havia trabalhado na corte dos Czares da Rússia, “um perfume de mulher com cheiro de mulher”. Dos 10 frascos que enumerou para apresentar a Coco Chanel, ela escolheu o de número cinco e assim foi feito. As mulheres até hoje agradecem a escolha e a retribuem mantendo o perfume entre os mais desejados do mundo. Melhor deixar o próprio perfume contar a sua história no filme com a qual a maison Chanel celebra seu centenário.

Share.

About Author

publicitta

Leave A Reply