PLAYLIST Djdu.K: OUTONO

0

Por Eduardo Silva Bernardt

Neste dia 20 de março de 2021 começa o outono.
Na astronomia, o início do outono ou da primavera é marcado pelo equinócio, que é um fenômeno que ocorre duas vezes no ano sendo o exato dia em que os raios solares incidem perpendicularmente sobre o equador terrestre e, assim, a noite e o dia têm a mesma duração para os dois hemisférios. A palavra “equinócio” origina-se do latim aequus (igual) e nox (noite) fazendo a ideia de “noites iguais”. Em seguida ao equinócio, um dos hemisférios passa a ter dias mais longos enquanto o outro hemisfério terá noites mais curtas até o próximo equinócio em que essa situação se inverte, sendo o outono caracterizado pelo período em que os dias são mais curtos, acarretando em um clima mais ameno.

Na astrologia de origem nos povos do hemisfério norte, o equinócio do mês de março marca o início do ano novo astrológico com o signo de áries. A ocorrência simultaneamente invertida das estações em cada um dos hemisférios terrestres fomenta problematizações como a proposta de inverter os signos do zodíaco no hemisfério sul, ou tratar cada signo com especificidades em função do hemisfério. O fato é a questão toca no problema da descolonização.

Mas, na mitologia grega, as estações do ano se dão quando Perséfone, filha de Demeter, entidade que preside a agricultura e a natureza, é sequestrada por Hades, senhor do mundo ctônico que abriga os mortos. Enamorado por sua beleza, Hades faz de Perséfone a sua esposa enquanto Deméter, entristecida, busca pela filha deixando de lado seus cuidados com a natureza que, então, definha e causa fome, até que resolve perguntar a Hélio, o sol que tudo vê, sobre o paradeiro da filha, e este informa o sequestro ocorrido. Daí, Deméter reclama a volta da cria ao pai, Zeus, deus dos deuses, que, preocupado com a calamidade, determina que Perséfone passe metade do ano com a mãe, fazendo assim a primavera e o verão, e a outra metade com o esposo, o que provoca o recolhimento de Deméter e acarreta no outono e inverno.

Share.

About Author

publicitta

Leave A Reply