TAIPEI DESFILA MODA SUSTENTÁVEL

0

Por Yume Ikeda, de Tóquio

Taipei Fashion Week outono/inverno 2021 apresentou, no último dia 11, na capital taiwanesa, o lançamento da Taipei Sustainable Collections, a primeira exposição conjunta de um dia da Ásia centrada na sustentabilidade, que aconteceu no imponente Songshan Cultural and Creative Park. O que se viu foi um chamado para a moda sustentável em total sintonia com o respeito ao meio ambiente e o ser humano, fauna e flora que o habitam.

As roupas nas Coleções Sustentáveis ​​de Taipei são ampliadas a partir dos uniformes olímpicos desenhados por Justin Chou. Inspirado na memória comum do povo taiwanês, “grades de janela” e o emblema do Comitê Olímpico de Taipé Chinês, “flor de ameixa”. Ele usou tecidos dos principais fabricantes de têxteis funcionais de Taiwan feitos de garrafas de plástico, resíduos industriais e não tecidos tóxicos refeitos.

A WEAVISM trabalhou com a Hermin Textile e desenvolveu tecidos não convencionais e sustentáveis ​​usando apenas materiais naturais. Essas fibras naturais funcionais são biodegradáveis ​​para eliminar problemas de microplásticos no oceano e minimizar os danos à terra.

A Taipei Fashion Week destacou a inovação contínua de Taiwan no desenvolvimento de têxteis e tecidos ecologicamente corretos e sustentáveis ​​- incluindo, mas não se limitando a, técnicas de tingimento de solução de economia de água e energia e tecidos e têxteis criados a partir de garrafas PET pós-consumo, pneus reciclados escamas de peixes e conchas de ostra.

Da ação participaram seis marcas com práticas sustentáveis para criar novos conceitos e aumentar a conscientização, demonstrando como a ligação entre a indústria têxtil local e os designers de moda pode escrever um novo capítulo no estilo feito em Taiwan. As marcas participantes incluem: #DAMUR, Claudia Wang, DYCTEAM, JUST IN XX, oqLiq e WEAVISM.

Claudia Wang utiliza a tecnologia virtual 3D para minimizar o desperdício e apresentar um jogo de padrões de designs ecológicos feitos de fios de escama de peixe, tecidos leves biodegradáveis ​​e náilon reciclado. A coleção DYCTEAM contou com materiais reciclados, algodão natural processado ecologicamente correto, náilon de três camadas reutilizável, alternativas de penugem e camadas de isolamento biodegradáveis ​​reinventadas na imagem da marca.

Já JUST IN XX, que tem conquistado espaço no mercado internacional e já desfilou sua coleção na New York Fashion Week, utilizou tecidos reciclados transformados de garrafas plásticas, resíduos industriais e tecidos refeitos não tóxicos para mostrar o artesanato taiwanês por meio de retalhos de tecido de crochê e corte a laser para seu uniforme olímpico de Taiwan. Ele explorou novas tecnologias de tecido e aplicações de design, incluindo couro feito de sedimento de barragem e materiais multifuncionais feitos de pó de concha de ostra misturado com pelotas de plástico criadas a partir de garrafas PET recicladas. A WEAVISM tem tecidos funcionais de materiais naturais não convencionais, como cera de abelha e folhas de bananeira, onde as roupas podem se fundir com a terra após serem enterradas no solo.

O patrocínio da Taipei Fashion Week pelo governo de Taiwan enfatiza uma dedicação cada vez maior à proteção do meio ambiente e à mudança da indústria da moda, combinando o poder de manufatura inovador com as visões dos designers emergentes.

À medida que aumenta a consciência global em torno do impacto das mudanças ambientais, a indústria da moda deve examinar mais profundamente sua relação com o meio ambiente, a produção e as responsabilidades sociais. As Coleções Sustentáveis ​​de Taipei são as mais recentes em uma série de iniciativas de sustentabilidade vistas nas semanas de moda de Copenhague, Londres e Milão, provando como a sustentabilidade continuou a evoluir de tendência da indústria para prática necessária.

O Taipei Sustainable Collections é uma plataforma para jovens designers que equilibram o cuidado com o meio ambiente com uma abordagem humanitária para o design para encontrar a interseção de estilo, inovação e responsabilidade social.

Share.

About Author

publicitta

Leave A Reply