KARINA OLIANI DESAFIOU UM VULCÃO E FOI PARAR NO GUINNESS

0

 O Guinness World Records (GWR) celebra o Dia Internacional da Mulher ao revelar a conquista do título oficial da mais longa travessia em tirolesa sobre um lago de lava (100,58 m – 329 pés 11,76 pol.) por Karina Oliani, em Erta Ale, Afar, Etiópia.

Para homenagear Oliani, o Guinness World Records a surpreendeu em São Paulo, com um certificado oficial dias antes do Dia Internacional da Mulher.

A atleta aventureira, apresentadora, e médica especialista em medicina de emergência e resgate em áreas remotas, atravessou o vulcão Erta Ale, um dos raros vulcões do mundo que possui um lago de lava.

As paixões de Oliani sempre a levaram a explorar aventuras pelo mundo, fazendo inúmeras expedições no mar, nas montanhas, na selva e no deserto, incluindo duas escaladas do Everest (pela face sul em 2013, face norte em 2017), e uma subida do K2 em 2019. Em 2020, Oliani produziu e apresentou uma série do Canal Discovery chamada “Protetores da Floresta”,  com o objetivo de ampliar a conscientização sobre a preservação ambiental, principalmente da Floresta Amazônica.

É por meio dessas aventuras, que ela se conecta com o meio ambiente para realmente entender e sentir o poder da natureza.

Em 2017 Karina se preparou para uma nova aventura, dessa vez algo inédito, atravessar um vulcão ativo em uma tirolesa.

Localizado na cordilheira vulcânica Erta Ale, na depressão Danakil do norte central (NE da Etiópia), este vulcão de escudo basáltico isolado está ativo desde sua descoberta na década de 1960. Tornou-se um destino turístico popular nos últimos anos como uma das principais atrações de Danakil.

Foram meses de documentação e planejamento até que finalmente ela recebeu a aprovação final para fazer a travessia em tirolesa sobre o lago de lava.  Ela sabia que essa conquista abriria muitos novos caminhos em sua vida, mas ela nunca imaginou que essa aventura iria torná-la uma recordista mundial do GUINNESS WORLD RECORDS.

“Este é um presente único na vida! É um título de recorde mundial oficial para a mais longa travessia em tirolesa sobre um lago de lava. Que grande surpresa para celebrar o Dia Internacional da Mulher. Estou muito orgulhosa disso; obrigada Guinness World Records”, disse Oliani.

Oliani adiciona este título a sua incrível lista de realizações, incluindo seu status como uma mergulhadora treinada (desde os 12 anos) para nadar no oceano com os maiores predadores. Ela também continua criando conteúdo, apresentando programas de televisão, incluindo “Desafio Celebridades” e “Missão Extrema” no canal Discovery, Facebook Watch, Canal OFF e Rede Globo.

Ela também dirige, produz e apresenta, com sua produtora, Pitaya Filmes, com parceiros como o Canal OFF e a Rede Globo. Como pilota licenciada, ela também viaja de helicóptero para desenvolver missões e praticar medicina em áreas remotas do mundo.

Embora tenha tido muitos sucessos, Oliani enfrentou enormes desafios como mulher. Especialmente durante suas expedições, tudo o que ela fazia parecia impossível para os outros pelo simples fato dela ser mulher. Ela acrescenta: “Se olharmos para trás na história, as mulheres sempre foram tratadas de maneira diferente. Não podíamos votar, não podíamos estar em cargos profissionais superiores dentro das empresas, não podíamos ser médicos ou cirurgiões … É hora de buscar igualdade e justiça. Hoje, as mulheres estão conquistando e provando que também são capazes de fazer grandes coisas pela sociedade. É uma grande honra receber este reconhecimento do Guinness World Records! Espero que isso inspire muitas mulheres em todo o mundo.”

Ela não permitiu que esses desafios a impedissem de ajudar o meio ambiente e as pessoas necessitadas. Oliani criou a Associação Brasileira de Medicina em Áreas Remotas para fornecer medicina social, ao mesmo tempo que liderava projetos voluntários, em parceria com o Instituto Dharma, uma instituição sem fins lucrativos também criada por ela.

“Espero que todas as coisas que conquistei na minha vida possam inspirar meninas e mulheres de todo o mundo a irem atrás de seus sonhos. Espero que, ao me observar, elas pensem: ‘se essa garota foi capaz de fazer isso, eu também posso fazer o que eu quiser!’ Se ela quiser ser presidente, escalar uma montanha, atravessar um vulcão ou qualquer outra coisa que nunca tenha feito antes – ela pode e deve fazer.”

Assista à entrevista exclusiva de Oliani para o Guinness World Records em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, aqui.

Share.

About Author

publicitta

Leave A Reply