MUITAS MAIS MARIELLES VIRÃO. ELAS NÃO FOGEM DA LUTA.

0

O assassinato da vereadora carioca Marielle Franco e de seu motorista Anderson Pedro Mathias Gomes na noite de 14 de março de 2018 não silenciou as mulheres. Marielle tornou-se símbolo da luta feminina por espaço na agenda de poder e da luta em defesa da mulher e dos excluídos. Muitas, muitas mais vieram após esse assassinato, no estilo execução, ainda sem solução. Quem matou Marielle e Anderson?. Uma pergunta, passados 35 meses e 21 dias neste 8 de março de 2021, ainda sem resposta.

Sorte de brasileiros e brasileiras que muitas, muitas Marielles surgiram e hoje ocupam espaço de poder. O que esperam? Que desafios têm pela frente? Que causas abraçam?

Em Uberlândia, segunda maior cidade do Estado de Minas Gerais depois de Belo Horizonte, três mulheres destemidas e de luta chegaram à Câmara Municipal: Dandara Tonantzin, a mais votada no último pleito, Cláudia Guerra e Amanda Gondim. É a narrativa dessas mulheres, as suas experiências de vida e os desafios que enfrentam e enfrentarão numa Câmara que ostenta vereadores sem decoro e sem o menor respeito pela população, mas apenas por seus sórdidos interesses, a matéria-prima desse documentário dirigido por Raíssa Dantas.

Na cidade que tem como epicentro uma praça que outrora foi da República e hoje homenageia um ex-prefeito feminicida de nome Tubal Vilela, essas mulheres mostram que não fugirão da luta e que abrirão espaço para que novas Marielles ingressem na política e enfrentem, de igual para igual, o machismo, a petulância e arrogância que sempre foram características arraigadas na cultura política do Sertão da Farinha Podre, a Uberlândia de hoje.

Direção: Raissa Dantas

Direção de Fotografia, Captação e Montagem: Roberto Camargos

Imagens Adicionais: Yuji Kodato

Tratamento de Som e Trilha Sonora: Lucas Vidal

Design Gráfico: Carlos Gabriel Ferreira

Produção Executiva: Nasser Pena e Raissa Dantas

Incentivo: Programa Municipal de Incentivo à Cultura (PMIC) da Secretaria Municipal de Cultura da Prefeitura Municipal de Uberlândia

Realização: Nasser Pena e Produtora

Share.

About Author

publicitta

Leave A Reply