GRANDES MULHERES INVADEM O CANAL CURTA

0

O Canal Curta! e o Curta!On — o novo clube de documentários do Curta!, disponível no NOW da Claro/NET — se juntam às comemorações pelo Dia Internacional da Mulher, 8 de março, com uma programação especial que homenageia a força e o pioneirismo de grandes mulheres e que aborda questões sobre o movimento feminista.

No Curta!, dia 8 de março, a partir das 18h, serão exibidos episódios de séries dedicadas a elas e suas lutas: “Estados da Arte — episódio Feminismo”,  “No Caminho do Bem — episódio O Feminino nas Religiões”; “Cale-se — episódio A Voz Feminina”, e  “As Canções da Minha Vida — episódio Teresa Cristina”. Fechando o dia, é a vez dos documentários “Clementina” — sobre a sambista Clementina de Jesus — e “My Name Is Now, Elza Soares”, sobre a carioca, eleita pela rádio londrina BBC, em 1999, como a cantora brasileira do milênio. 

Já o Curta!On ganha uma pasta especial com cinebiografias de nove grandes mulheres. São elas: “Clementina”; “Cleo” — sobre a professora e imortal da Academia Brasileira de Letras Cleonice Berardinelli; “Nina Simone” — sobre a cantora, pianista e ativista dos direitos civis americanos; “Marie Curie, Além do Mito” — sobre a cientista vencedora de dois prêmios Nobel, um de química e outro de física; “Libertem Angela Davis” — sobre a filósofa e ativista norte-americana; “Zélia, Memórias do Amor” — sobre a escritora Zélia Gattai; “Clara Estrela” — sobre a cantora mineira Clara Nunes; “Movimentos do Invisível” — sobre a coreógrafa Angel Vianna; e “Maria, Não se Esqueça que Eu Venho dos Trópicos” — sobre a artista plástica Maria Martins. 

Na mesma pegada, também há dois documentários sobre questões relacionadas ao feminismo: “Mexeu Com Uma, Mexeu Com Todas”, de Sandra Werneck, e “O Pessoal é Político”, de Vanessa de Araújo Souza. Por se tratar de uma plataforma de streaming, todas as produções estarão disponíveis aos assinantes para serem vistas a qualquer momento, a partir de março. 

Confira alguns destaques da programação especial do Curta!:

Segunda-Feira – 08/03 – Programação Especial – Dia Internacional da Mulher

20h30 – “As Canções da Minha Vida” (Série) – Ep: “Teresa Cristina”
“As Canções da Minha Vida” é um grande painel da música brasileira, mostrando quais as músicas que influenciaram artistas importantes. Neste episódio, Teresa Cristina apresenta sua interpretação de “Minha História”. Ela segue falando da sua relação com a música e ilustra o papo com a versão de “Travessia”, famosa na voz de Milton Nascimento. Direção: Marcus Fernando. Duração: 26 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 09 de março, terça-feira, às 0h30 e às 14h30; 10 de março, quarta-feira, às 08h30; 13 de março, sábado, às 19h10; 14 de março, domingo, às 10h15.

21h – “My Name is Now, Elza Soares” (Documentário)
Um filme com a cantora Elza Soares, ícone da música brasileira, numa saga que ultrapassa o tempo, espaço, perdas e sucessos. Elza e seu espelho, cara a cara, nua e crua, ao mesmo tempo frágil e forte, real e sobrenatural, uma fênix, que com a força da natureza transcende e canta gloriosamente. Direção: Elizabete Martins Campos. Duração: 71 min. Classificação: 12 anos. Horários alternativos: 09 de março, terça-feira, às 1h e às 15h; 10 de março, quarta-feira, às 09h; 13 de março, sábado, às 22h30; 15 de março, domingo, às 0h45.

22h30 – “Clementina” (Documentário)
O documentário faz uma viagem através das músicas e da história de Clementina de Jesus. Os sambas mais poéticos, o batuque cheio de balanço e os cantos religiosos vão nos levando para o profundo mundo de Quelé. Marcada na história da MPB pela sua voz excepcional e repertório de música afro-brasileira, essa neta de escravos trouxe com o seu canto a alegria, a potência e o drama da condição do negro no Brasil. Considerada por muitos o elo perdido entre a cultura brasileira e as raízes africanas. Direção: Ana Rieper.  Duração: 75 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 09 de março, terça-feira, às 2h30 e às 16h35; 10 de março, quarta-feira, às 10h30; 13 de março, sábado, às 13h05; 14 de março, domingo, às 20h05.

Share.

About Author

publicitta

Leave A Reply