A MENSAGEM DE LOUIS VUITTON EM UMA GARRAFA

0

Por Carlos Franco

Mensagem em uma garrafa. É com este mote que Virgil Abloh revela sua nova campanha de moda masculina para Louis Vuitton (# LVMenSS21), celebrando o multiculturalismo e um histórico intercâmbio cultural do movimento da música ska. Por meio da narrativa mágica e infantil, as imagens capturadas por Tim Walker acentuam o aspecto de fantasia da coleção. 

O estilista que nasceu em 30 de setembro de 1980 em Rockford (Illinois, USA), filho de pais ganeses, é formado em engenharia civil e arquitetura e ingressou no mundo da moda  a partir de um estágio na Fendi em 2009 ao lado do rapper Kanye West. Filho de uma costureira, a partir desta experiência na Fendi, Virgil Abloh lança a grife Off-White e em 2018 já estampa a revista Time na lista das 100 pessoas mais influentes do mundo da moda.

A coleção que Louis Vuitton apresenta, agora, é fruto das experiências e vivências de Virgil Abloh nas ruas americanas e traz uma forte pegada cultural. O ritmo ska resume bem esta trajetória. O ska que teve origem na Jamaica, nos anos 1950, quando no pós-guerra o rádio se  espalhou pelo país, é resultado da mistura dos ritmos caribenhos mento e calipso com os ritmos americanos do jazz e do blues, sendo precursor do rocksteady e do reggae, que firmaria o nome da Jamaica e de Bob Marley. 

Na alma das ruas, o ska foi se fundindo se mesclando, como a moda a qual Abloh agora dá vida. Uma grife como Louis Vuitton tem se mantido em evidência justamente por ir ao encontro das novas tendências buscando um diálogo com as ruas para, assim, conquistar os salões da alta costura. É com esta estratégia que também consegue atrair e ter o que oferecer ao público jovem. É uma forma consagrada para se manter na crista da onda dos movimentos multiculturais, onde a moda é apenas um acessório e estar presente, se fazer presente, é o mesmo que manter a grife em evidência.

 

Share.

About Author

publicitta

Leave A Reply