CARMEN MIRANDA…ENTÃO É CARNAVAL!

1

Por Eduardo Silva Bernardt

Sempre, nos carnavais, ocorre-me de lembrar daqueles artistas que, de alguma forma, estão ligados à folia,  e, agora, mais do que nunca, as lembranças chegam com mais força devido à pandemia Covid-19 que impediu o carnaval de fato e nos vemos celebrando o passado. E, independentemente deste momento presente, nestes tempos do reinado de Momo, sempre lembro daquela que foi a artista mais famosa enquanto imagem de brasileira, ainda que fosse portuguesa: Carmen Miranda (1909-1955).

A grande “Pequena Notável”, alcunha que lhe foi dada em 1935 por Cesar Ladeira, diretor artístico da Rádio Mayrink Veiga e um dos grandes radialistas do passado, iniciou sua carreira em 1930 se tornando uma estrela em todo o Brasil em apenas um mês depois de ter lançado seu primeiro disco. Com sua expressão, para além da voz, mobilizando o corpo todo, as mãos, os olhos, as caras e bocas, a dança e o figurino que ela mesmo criava com originalidade, inaugurou a performance nas apresentações musicais que só seriam comum anos depois com artistas como Little Richard, Mick Jagger ou Madonna.

“Carmen Miranda é uma das figuras mais importantes da formação do que a gente hoje chama de Música Popular Brasileira do modo como ela se desenvolveu comercialmente e, sobretudo, da força que ela tem no plano internacional. Eu acho que, como cantora e perfil de personalidade, no Brasil, antes de ir para os Estados Unidos, ela inaugurou toda uma era ou, pelo menos, ela possibilitou tudo o que veio depois”, afirma Caetano Veloso

Do Brasil, Carmen Miranda foi para Hollywood e, de lá, ganhou o mundo todo se tornando “A Embaixatriz do samba”, codinome que dá título ao documentário roteirizado e dirigido por Cristina Fonseca que conta a história e o significado da cantora,  mas sem a merecida qualidade de imagem e áudio capazes de fazer justiça ao talento e importância da estrela. Ainda assim,  vale a penas assistir.

E, como é carnaval, nada melhor do que ouvir nesta playlist, as músicas que tornaram Carmem Miranda o símbolo do Brasil.

 

 

Share.

About Author

publicitta

1 comentário

  1. Avatar

    Com certeza a artista brasileira que mais fez sucesso mundial. Foi considerada uma , entre, dez artistas mais influentes do mundo em determinado ano,e, entre os dez a única mulher. Merece e tem todos os atributos a um filme biográfico hollioodiano.

Leave A Reply