UM PALCO PARA NARCISA

0

Por Cilene Guedes

Queria dividir com vocês a história extraordinária de uma mulher – ou a história de uma mulher extraordinária (ambos na verdade!!).  Entrou no ar o projeto Um palco para Narcisa, uma iniciativa teatral dedicada a lançar luz sobre a vida e a obra da poeta Narcisa Amália de Campos.

Não conhece, né? Pois é… Essa é a questão.

No final do século XIX, esta jornalista, escritora, poeta, republicana, abolicionista, defensora dos direitos e da liberdade da mulher era conhecida e reconhecida. Era elogiada em jornais por Machado de Assis, visitada por Dom Pedro II, endeusada por poetas românticos, premiada pelas academias. E era uma inspiração para outras mulheres. 

Por que Narcisa praticamente desapareceu da história da literatura brasileira? 

Há algo de trágico na história dela, sim. Como ela mesma se perguntava, como uma mulher inteligente há de escrever e produzir se continuam exigindo dela que fale, se expresse, escreva e se comporte apenas de uma determinada forma?

É a história de um entre incontestáveis apagamentos que muitas mulheres geniais sofreram na literatura brasileira ao longo dos séculos. 

O projeto Um palco para Narcisa estreia em março uma peça documental que conta tudo isso, com base em textos, poemas, artigos e cartas da época. A direção é da Joana Lebreiro (“Mãe fora da caixa”). A dramaturgia é de Cilene Guedes. (“Jumbo”)

O projeto também está publicando em vídeo todos os poemas único livro de poesias de Narcisa, “Nebulosas”, e mais alguns publicados em jornais. Um poema por dia, lido pelas atrizes do Baú da Baronesas – Cilene Guedes, Letícia Milena, Naiana Borges e Nina Pamplona.

Venha conhecer esta história com a gente:

Instragram

Youtube

 

 

Share.

About Author

publicitta

Leave A Reply