ENCLAUSURADAS CARMELITAS CANTAM: VACINAÍ, VACINAÍ!!!

0

O Bloco das Carmelitas há 31 anos desfila a sua alegria pelas ruas do bairro carioca de Santa Tereza. Neste ano de 2021, o bonde da folia, atropelado pela pandemia Covid-19, não desfila neste carnaval, mas brindou os foliões com uma marchinha simplesmente genial que retrata bem o momento político e social do país. 

E se ficou curioso com o nome do bloco é bom conhecer a história.

Reza lenda contada por moradores de Santa Tereza que, todos os anos, uma freirinha pula o muro do Convento da Ordem Carmelitas Descalças, consagrado  à Santa Teresa d’Ávila, para brincar o carnaval. A história é mesmo uma lenda, pois as carmelitas vivem enclausuradas, mas é fato que o bloco todos os anos passa em frente à essa construção histórica do bairro e, caso a freira queira mesmo brincar, será facilmente confundida com os foliões que usam o hábito e possivelmente não sofrerá nenhuma repressão do clero. Afinal, é carnaval.

A propósito, o bispo a que se refere o delicioso samba das Carmelitas é o ex-prefeito do Rio de Janeiro Marcelo Crivella, que acabou ganhando a liberdade da prisão neste carnaval, mas que perdeu feio as eleições de 2020 e, como ainda responde a processos na Justiça, corre o risco de voltar ao xadrez, o popular xilindró.

 

Share.

About Author

publicitta

Leave A Reply