FELIZ ANO NOVO CHINÊS!

0

O ano novo chinês começa hoje, dia 12 de fevereiro de 2021, e será regido pelo boi de metal. Diferente do ocidente, onde apenas o sol rege a mudança de calendário, o ano chinês é lunissolar, isto é, leva em conta as fases da lua como a posição do sol e começa na noite da lua nova mais próxima do dia em que o sol passa pelo décimo quinto grau de Aquário, o que ocorreu na noite de ontem, 11 de fevereiro de 2021. Como herança do budismo, cada ano é dedicado a um dos 12 animais que atenderam o convite de Buda para uma reunião, na ordem em que se apresentaram: rato, búfalo/boi, tigre, coelho, dragão, serpente/cobra, cavalo, carneiro/cabra, macaco, galo, cachorro/cão e o javali/porco.

Portanto, seria similar aos 12 signos do zodíaco ocidental, mas não é tão simples porque cada um dos 12 animais que regem o ano chinês também têm interferência de cada um dos cinco elementos da natureza que marcam o ciclo contínuo das transformações – a madeira é regida pela terra; a terra retém a água; a água apaga o fogo; o fogo funde o metal e o metal corta a madeira. Os elementos correspondem ao número que encerra o ano, assim o metal rege os anos terminados em 0 e 1, a água os em 2 e 3, madeira os em 4 e 5, fogo os em 6 e 7, e a terra os em 8 e 9.

Este ano de 2021, que começa hoje, é o ano do Boi de Metal. E o que isso significa para os chineses e a cultura oriental?. Significa que será um ano de muito trabalho, mas também de recompensas, de colher os frutos do que se plantou. O Boi de Metal também simboliza disciplina, lealdade e superação de obstáculos ou de momentos de dificuldade. Só não vale ficar parado.

Como o ano começa hoje, arregace as mangas e vá à luta.

Entre os chineses, hoje é dia de distribuir e receber envelopes vermelhos contendo dinheiro, notas pares que chamam a fortuna, enquanto os envelopes com notas ímpares são para cerimônias funerais. Em ambos os casos, a cor vermelha é usada para afugentar os maus espíritos, trazer momentos de paz e prosperidade, de harmonia. O vermelho é vida.

 

Share.

About Author

publicitta

Leave A Reply