O MENINO QUE COMIA FOIE GRAS

0

“Nem toda a espuma vale a pena. Nem todo o rebelde tatuado é excelente chef. Na cozinha, o fundamental é a excelência dos produtos, e, no Brasil, ainda carecemos de muitas matérias-primas de qualidade, embora tenhamos melhorado enormemente. Isso limita nosso potencial frente a outros centros internacionais, a despeito do esforço, do cosmopolitismo e da aptidão de diversos chefs pátrios”. 

Foi com essa franqueza que o jornalista Hudson Carvalho, sob o pseudônimo de Pedro Henriques, conquistou os leitores de sua coluna de gastronomia no jornal O Globo. Essas crônicas, que o filósofo Antonio Cicero chama de saborosas no prefácio intitulado “Come-se o texto”, agora chegam aos fãs do autor reunidas no livro O Menino que comia foie gras. 

Dito assim, como os franceses, pode parecer chique, mas foie gras nada mais é do que um patê de fígado de pato. E quem não tem pato pode substituir pelo fígado de galinha ou frango, amassando bem com o garfo, até se tornar uma massa uniforme e temperando a gosto, depois apreciar o resultado com um bom espumante ou vinho.

E para melhor saborear o livro, a Editora Topbooks está com uma promoção de dar água na boca neste início de 2021, o livro sai por R$ 27,93 clicando em www.topbooks.com.br

Sobre o autor

Nascido em Macaé em 1956, Hudson Carvalho formou-se em Jornalismo pela UFRJ. Trabalhou na Rádio Jornal do Brasil, nos jornais O Globo, Tribuna da Imprensa e Jornal do Brasil, nas revistas Isto É e Veja e nas TVs Globo e Educativa, e escreveu cerca de 200 artigos para diversos órgãos de imprensa, a maioria na área política. Agora, a Topbooks edita esta coletânea de seus textos sobre gastronomia, publicados em O Globo, sob o pseudônimo de Pedro Henriques, numa coluna que tanto sucesso alcançou durante dois anos – primeiramente no “Caderno Gourmet” e, a partir de maio de 2017, na revista dominical “Ela”. Para o filósofo e poeta Antonio Cicero, autor do prefácio, intitulado “Come-se o texto”, este “é não apenas um livro saborosíssimo, mas uma obra que nos ensina muito sobre a arte e a prática da gastronomia no mundo de hoje”. Quem assina a apresentação é a jornalista Luciana Fróes.

 

Share.

About Author

publicitta

Leave A Reply